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Hidroginástica em Curitiba

HIDROGINÁSTICA

Hidroginástica Curitiba

Nossas aulas de hidroginástica contam com profissionais capacitados que te ajudam, seja para diminuição de dores e pós operatórios ou  emagrecimento e condicionamento físico.

Temos também aulas de hidroginástica com Jump e Bike.

A hidroginástica é um tipo de atividade física que virou moda na década de 1980 e, desde então, vem ganhando público continuamente. Em linhas gerais, sua prática consiste de uma atividade corporal contínua em ambiente aquático.

A hidroginástica possui um diferencial das demais atividades físicas feitas no solo. A hidroginástica por ser uma atividade praticada na água, ela não apresenta dores, transpiração e sensação de exaustão, e sim um efeito de relaxamento da musculatura e o alívio das tensões, tornando os exercícios mais eficazes, quanto para proteger as articulações dos impactos que seriam causados pelos mesmos exercícios se fossem executados em outro ambiente.

Não é preciso nenhuma vestimenta especial para fazer a hidroginástica: maiô ou sunquíni e o uso de uma touca são mais do que suficientes. Algumas pessoas gostam de usar meias antiderrapantes para impedir que escorreguem ao entrar em contato com o fundo da piscina. Hidroginástica em Curitiba.

Entre os benefícios da hidroginástica, podemos destacar que os exercícios na piscina melhoram o condicionamento muscular, a resistência cardiorrespiratória, trabalha a flexibilidade do corpo, o desenvolvimento dos principais grupos musculares, a tonificação dos músculos dos braços, pernas, glúteos, alivia o estresse e ajuda na perda de peso.

Para ter resultados satisfatórios e perceber os benefícios da hidroginástica, o recomendado é praticar pelos três vezes por semana, 45 minutos por dia, durante um tempo de 3 meses. O gasto calórico para esta atividade é de 260 a 400 kcal/hora.

Hidroginástica tem alto gasto calórico
Diversos estudos apontam atualmente que, para emagrecer fazer apenas dieta ou exercício não é eficaz, mas sim a combinação dos dois elementos simultaneamente. “E os estudos mostram que não basta mais só fazer aeróbico. É também importante fazer um trabalho neuromuscular, porque quando você trabalha os músculos, além de demandar um gasto de energia maior, aumenta o tamanho desse músculo e, com ele maior, vai requerer mais calorias. Normalmente as pessoas precisam treinar aeróbico e neuromuscular separadamente e o grande lance da hidroginástica é que, pelo fato de estar dentro da água, você trabalha com forças que se somam e tem a resistência do meio.

Dito isso, veja logo abaixo os benefícios que esse exercício físico pode oferecer para seus praticantes:

1. Melhora o condicionamento cardiovascular
Os movimentos dentro da piscina vão exigir que o coração trabalhe mais acelerado para enviar oxigênio a todas as partes do corpo, e isso estimula o sistema cardiovascular e libera o fluxo sanguíneo, fortalecendo o coração e as artérias. Tal modificação é excelente e dá aquela sensação gostosa de bem-estar e disposição.

2. Ativa a circulação sanguínea
Ao estimular os batimentos cardíacos, o sangue flui pelo organismo mais intensamente, o que libera os vasos sanguíneos e faz com que sistema circulatório trabalhe mais livremente. A água aquecida também contribui para vasodilatação e ajuda a amenizar as varizes.

3. Aumenta a funcionalidade do sistema respiratório
Durante a prática, o coração vai bater mais rápido, o sangue vai fluir mais intensamente e as células vão exigir oxigenação. Assim como ocorre na natação, o sistema respiratório é estimulado, desintoxicado e os pulmões se fortalecem, o que resulta em mais fôlego para atividades do dia a dia.

4. Fortalece a musculatura
A água exerce pressão sobre o corpo e, com isso, os movimentos exigem força muscular para vencer a resistência da água. Assim, a musculatura é fortalecida e tonificada durante as aulas, garantindo mais força e resistência para o idoso.

Ter músculos mais fortes nas idades avançadas é importante para se proteger de lesões e garantir a eficácia dos movimentos.

5. Melhora a flexibilidade
O corpo também perde sua flexibilidade com o passar do tempo, e as pessoas na terceira idade podem ter os movimentos limitados em razão dessa perda. Ao movimentar o corpo, as articulações são trabalhadas, reduz-se as dores e a pessoa gradativamente ganha movimentos mais amplos.

A postura e as dores crônicas têm muito a ganhar com esse benefício, já que estão frequentemente atreladas a um alongamento insatisfatório.

6. Desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio
A falta de coordenação motora faz com que as pessoas idosas tenham dificuldade para executar até mesmo tarefas simples do dia a dia, podendo se tornar dependentes da família.

A falta de equilíbrio, por sua vez, é um fator perigoso, pois resulta em quedas que podem ter resultados graves. A hidroginástica na terceira idade previne esses dois problemas e o idoso volta a dominar seus movimentos retomando o controle do seu próprio corpo.

7. Faz a manutenção da densidade óssea
A densidade óssea é afetada pela idade, e é por isso que os idosos tendem a sofrer fraturas, muitas vezes ocasionadas por situações que não apresentavam risco iminente. A hidroginástica ajuda a manter a densidade óssea prevenindo a osteoporose e reduzindo o risco de fraturas.

Como se não bastassem os benefícios relacionados estritamente ao corpo, fazer hidroginástica também é bom para a mente. Confira quais vantagens ela traz, que vão além dos músculos e das funções fisiológicas:

1. Reduz o estresse
É sabido que os exercícios físicos dão uma sensação incrível de relaxamento. Por outro lado, o sedentarismo pode favorecer o estresse. Ou seja, manter-se ativo na terceira idade também é uma maneira de resgatar o ânimo e encarar o cotidiano com mais disposição.

2. Incentiva a socialização
Conforme os anos passam, muitas pessoas acabam desistindo de conhecer gente nova e fazer amigos. As aulas desse esporte também são uma ótima oportunidade para conversar com quem tem interesses parecidos. Desse modo, a solidão pode ser combatida e a criação de novos laços pode gerar excelentes experiências de vida.

3. Melhora a autoestima
Cuidar do corpo e perceber que ele ainda tem capacidades pode ser um grande estímulo para a autoestima, que tende a ser prejudicada pelas consequências naturais do envelhecimento.

Ela ainda ajuda aqueles que desejam emagrecer, já que há uma demanda de gasto calórico para realizar os movimentos. Perder alguns quilinhos pode fazer com que a pessoa se sinta mais confortável ao se olhar no espelho.

4. Aumenta a expectativa de vida
Como relaxa a cabeça e deixa o corpo em melhor estado, essa atividade física é uma poderosa aliada para aumentar a expectativa de vida.

Hidroginástica na Gestação

Durante a gravidez, o corpo feminino passa por uma metamorfose global, isso inclui a nova postura desenvolvida para acomodar o bebê, que na maioria das vezes, acaba por forçar a musculatura da coluna, causando muito desconforto, e até mesmo dor.

O peso extra que a mulher passa a carregar diariamente exige uma força complementar de toda a musculatura, mas, nem sempre, durante essa fase, será possível manter uma rotina de exercícios intensos para as praticantes habituais, muito menos para as iniciantes.

Uma forma de se exercitar, sem sobrecarregar ainda mais o corpo, é através da hidroginástica para gestantes.

Como funciona a hidroginástica para gestantes?
É uma aula de aeróbica convencional, dentro d’água, sem sentir o peso do corpo nas articulações, evitando também os riscos de lesões.

Sabe-se que o empuxo da água, durante os exercícios, faz com que nosso corpo suporte apenas 50% do seu peso, o que é um grande alívio para todas as articulações e musculatura, sem a necessidade de deixar de fazer exercícios rotineiros.

A água é um elemento extremamente relaxante, mesmo para quem não pratica exercícios dentro dela. De um modo geral, as pessoas aliviam o estresse e tensões quando em contato com a água.

A hidroginástica para gestantes trará um melhor condicionamento físico à mulher, imprescindível para aguentar as extenuantes horas do trabalho de parto.

Hidroginástica na Terceira Idade

Chegar à terceira idade já deixou de ser sinônimo de só ficar em casa vendo televisão. Atualmente, as pessoas nessa faixa etária têm a oportunidade de viver uma rotina ativa com muita saúde: basta cultivar hábitos saudáveis e praticar atividades físicas. Nesse sentido, a hidroginástica na terceira idade é uma ótima opção para quem deseja cuidar do corpo, da saúde e da mente.

Com o avanço da idade, o corpo humano sofre mudanças negativas, como a perda da musculatura, o declínio da densidade óssea e a redução da capacidade aeróbica. Além disso, o equilíbrio é afetado e as funções orgânicas diminuem seu ritmo.

Porém, é possível desacelerar o processo de envelhecimento e degeneração orgânica com a alimentação correta, exercitando a mente e praticando atividades físicas adequadas. A hidroginástica na terceira idade é uma atividade muito indicada, porque ela traz diversos benefícios para o organismo e para a pessoa sem gerar impactos negativos.

Ela é indicada para os idosos porque a água reduz o impacto dos exercícios e não oferece risco de queda, que podem causar muitos danos às pessoas que têm idade avançada. Assim, é possível se exercitar e fortalecer o corpo sem causar efeitos prejudiciais, como forçar as articulações, por exemplo.

Além de tudo isso, a hidroginástica na terceira idade ainda combate a ansiedade e a depressão porque ajuda na liberação da endorfina, substância orgânica que causa sensação de prazer e satisfação. Aliando essa atividade a uma reeducação alimentar, o idoso alcança não apenas saúde, mas também alegria e bem-estar, melhorando a sua qualidade de vida.

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A Escola de Natação Reinaldo Busatto é um projeto idealizado pelo empresário Luiz Alberto Busatto que percebeu a grande dificuldade de encontrar atividades como Natação, hidroginástica e natação infantil em Curitiba.

INFORMAÇÕES E ORÇAMENTO:

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HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Segunda à Sexta: 8:00 às 12:00 h;
14:00 às 22:00 h

Sábado: 9:00 às 12:00 h

NOSSO ENDEREÇO:

Rua Francisco Buzato, 111 – Planta Maria Clara, Alm. Tamandaré – PR

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